sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

QUAL É A FORMA CORRETA: PARA MIM OU PARA EU?



Afinal, qual é a forma correta, “para mim ou para eu”? Bom, o emprego de cada uma das expressões dependerá da situação de uso, pois ambas existem e estão corretas. Sendo assim, a expressão “para eu” deverá ser usada quando “eu” assumir a função de sujeito. Já a expressão “para mim” será empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto. Observe os exemplos:



Quando usar “para eu”:


Preciso de férias para eu descansar. (certo)


Preciso de férias para mim descansar. (errado)


Faltam quinze dias para eu viajar. (certo)


Faltam quinze dias para mim viajar. (errado)


Dica importante: “Para eu” deve ser utilizado sempre que o sujeito for seguido de um verbo no infinitivo que indique uma ação.


LEIA MAIS ACESSANDO http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/para-mim-ou-para-eu.htm Acesso em 22 jan. 2016

Nenhum comentário: