terça-feira, 30 de setembro de 2008

Recuperação: direito garantido


A divisão social não pode se transformar em fator que venha favorecer uma parcela da população em detrimento de outra, ou seja, a mais abastada da menos favorecida. Todas as crianças têm direito à educação de qualidade, a recuperar os conteúdos que não dominaram, a desenvolver habilidades que as prepararão para a vida.

Segundo De Gérando (1839), a instrução voltada para os alunos pobres do século XIX deveria "limitar-se essencialmente aos conhecimentos elementares". As razões para essa afirmativa dividem-se em dois tipos de argumentos. Um deles diz respeito à falta de tempo e da pouca utilidade da instrução em níveis mais elevados para os pobres, destinados ao mundo do trabalho. Um segundo tipo de argumento referia-se aos riscos de dar aos pobres o acesso ao conhecimento, pelas possibilidades de incitação às desordens sociais. A CRENÇA NO PODER DO CONHECIMENTO COMO PROPICIADOR DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CONDICIONAVA A NECESSIDADE DE BALIZAS PARA ESSE NÍVEL DE ENSINO.


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