domingo, 28 de setembro de 2008

Criança e educação


Olá, pessoal, ao estudarmos a história da educação, percebemos que educar crianças no sentido de instruí-las sempre foi um assunto polêmico. Nem sempre a criança foi vista como o é hoje.

Segundo Arce (2008), as crianças, no século XVIII, eram vistas como seres bons e puros por natureza e precisavam ser protegidas da corrupção do mundo e terem liberdade suficiente para se desenvolverem naturalmente. Concepção esta defendida por Rousseau.

Já no final do século XIX, a infância é um assunto feminino e passa a ser cultuada como o melhor período da vida humana. A criança é um ser pertencente ao ambiente doméstico, privado, assim como a mulher.

No século XX, surge a idéia, com o Barão de Macaúbas, da criança 'maleável', que possui inocência vulnerável, diferente do adulto, e carece de uma educação modeladora, disciplinadora para não se perder no caminho e atingir valores morais necessários para se chegar a uma sociedade civilizada.

Hoje fica o seguinte questionamento, diante do quadro que assistimos nas escolas: como educar as crianças sem violar sua liberdade e torná-las autônomas e capazes de adaptar-se às exigências e limitações de sua condição sócio-econômica?

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