Milagre na Cela 7 é um filme turco de 2019 com direção de Mehmet Ada Öztekin. Adaptado de uma produção sul-coreana de mesmo nome, é estrelado pelo ator Aras Bulut Íynemli no papel de Memo. Se passa na década de 80 na Turquia e conta a história de um homem com deficiência intelectual que é preso injustamente, acusado de assassinato. Memo vive com sua mãe idosa e sua filha, a pequena Ova. A menina e o pai têm uma relação muito pura e profunda, assim, ela fará de tudo para libertá-lo. O drama foi sucesso de público na Netflix no ano de seu lançamento, liderando no topo da plataforma e sendo muito comentado. Trata-se de uma obra ficcional, não tendo nenhum embasamento em fatos reais. O filme traz uma narrativa com objetivo claro de comover os espectadores, usando muitos recursos dramáticos como trilha sonora melancólica, câmera lenta e interpretações intensas, além da própria história. Tais elementos conseguiram de fato captar a atenção de muitas pessoas e tocá-las profundamente, gerando empatia pelos personagens. Entretanto, justamente por abusar da carga dramática e trazer soluções evidentes, o longa não agradou parte da crítica. Ainda assim, a trama tem êxito ao trazer temas como injustiça, inocência, capacitismo (discriminação de pessoas com deficiência), falha no sistema prisional, a maldade e a bondade, além, é claro, do amor incondicional entre pai e filha. A deficiência do personagem principal não é explicada de maneira clara, mas sabe-se que ele tem um atraso intelectual que lhe confere capacidade interpretativa similar a de uma criança da idade de sua filha de 6 anos. Milagre na cela 7 apresenta um final onde algumas perguntas ficam no ar. Por isso, teorias surgiram entre os espectadores. Depois de ser condenado à morte, Memo vive momentos de tensão na prisão. Entretanto, ele faz amizade com seus colegas de cela, que percebem que o rapaz era de fato inocente e tinha bom coração. Então eles se mobilizam para que Ova consiga visitar o pai na cadeia sem ser vista. Quando a garota chega ao local, se depara com os outros prisioneiros e pergunta a cada um qual o motivo de estarem presos. Ela conhece Yusuf, um senhor que não responde seu questionamento de forma clara, mas dá a entender que seu crime está relacionado à sua filha, que segundo ele teria “idade para se casar”.Mais tarde, próximo do desfecho da história, esse senhor se coloca em sacrifício para salvar a vida de Memo e permitir que Ova siga na companhia do pai. A história não dá muitas pistas sobre a mãe de Ova e seu relacionamento com Memo, mas sabemos que moça morreu. Assim, parte do público elaborou uma teoria de que Yusuf seria o avô de Ova, e que seu crime teria sido o de assassinar a mãe da garota. Mas não há sinais de que essa seja a verdade na trama, se tratando apenas de especulações.
Crítica feita por Laura Aidar Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.
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