quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Resenha crítica do filme O primeiro da classe


O filme O primeiro da classe, filme americano, que estreou em 2018, conta a história de Brad Cohen, um garoto que convive com a síndrome de Tourette, desde os 6 anos de idade, até que se torna homem e deseja muito ser professor. Sua mãe luta muito procurando a cura para a doença do filho, não obtendo sucesso. O pai do menino não acredita que o filho seja doente e sempre o repreende. Brad é muito discriminado em todos os espaços por onde circula, principalmente na escola. Quando adulto, consegue cursar uma faculdade e inicia um outro embate: conseguir aulas em alguma escola. Depois de entregar currículo em muitas instituições escolares e passar por inúmeras entrevistas, ele consegue emprego em uma escola que acreditou no potencial dele. Tornou-se um professor exemplar e referência na educação. 

Para quem nunca ouviu falar da Síndrome de Tourette, vou citar definições de alguns profissionais competentes na área. Segundo o doutor Dráuzio Varella, em seu site, "Síndrome de Tourette é um distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por tiques múltiplos, motores ou vocais, que persistem por mais de um ano e geralmente se instalam na infância.

Na maioria das vezes, os tiques são de tipos diferentes e variam no decorrer de uma semana ou de um mês para outro. Em geral, eles ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a sintomas obsessivo-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e a transtornos de aprendizagem. É possível que existam fatores hereditários comuns a essas três condições. A causa do transtorno ainda é desconhecida."

É de fundamental importância que os pais estejam atentos ao comportamento dos filhos, não fazendo um pré-julgamento de seus sentimentos, mas procurando sempre ouvi-los e, se necessário, encaminhá-los a um tratamento especializado. 

Nenhum comentário: