quinta-feira, 28 de maio de 2009

Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

"Paulo Freire destaca várias vezes os obstáculos que impedem que o oprimido possa reconhecer-se como tal e, mediante o exercício da ação refletida, ou seja, da práxis, transformar a sua própria situação de dominação." "Além do fato de que a apropriação dos objetos baliza-se numa relação dialógica marcada pela continuidade e pela temporalidade dos conteúdos aprendidos, pode-se também observar os conceitos de 'hospedagem do opressor' e de 'sombra'. Tais conceitos referem-se à constatação de Paulo Freire de que os oprimidos são indivíduos que se catacterizam por vivenciarem situações ambíguas, uma vez que introjetam prescrições dos opressores e, sem que se apercebam disso, abrigam dentro de si o próprio dominador - ou sua sombra - ao mesmo tempo em que não deixam de ser oprimidos." (Zulin e Ripa, 2009)
Uma certa vez li uma história que falava do cuidado que devemos ter ao alimentar o lobo que existe dentro de nós: pode ser ele o bom ou o mau. Ao refletir sobre a teoria dialógica e do opressor e oprimido, do grande educador Paulo Freire, voltei a pensar naquela historieta. Se o lobo da opressão e da massificação estiver sendo alimentado dentro de nós, é ele quem era crescer e ficar tão forte a ponto de gerar violência e destruição. Ao falar em projeto de vida e educação, o ser deve suplantar o ter, mesmo que seja necessário enfrentar as forças do capitalismo e consumismo presentes na sociedade atual.

Um comentário:

Claudinei disse...

Olá Tamar!
Achei muito interessante o texto que você trouxe para nossa reflexão e compreensão.
Faço aqui minha interpretação: "em se tratando da situação atual, somos ambíguos também". Só não sei se somos lobo mau ou bom. Porém, sinto que cultivamos algo dentro nós que não condiz com a realidade que vivenciamos.
Às vezes nos sentimos tão oprimidos com essa avalanche de compromissos e responsabilidades, que sem percerbermos nos tornamos opressores na busca ao cumprimento ou realização de tudo que nos é solicitado. Sei lá...
Desejo uma educação ou um sistema educacional diferente, melhor do que o que temos hoje. Isso me faz sentir um oprimido. Porém, não gostaria de me transformar num opressor para impor uma alternativa.
Só sei que dentro de mim existe uma batalha feroz entre os lobos; entre o oprimido e o opressor; entre o ter e o querer; entre o ser e o viver...
Beijos.
Claudinei